segunda-feira, 18 de junho de 2018

Livro Poliana . E o tal do Jeito Poliana de Ser!

 Bom dia!!

 Ás vezes, na vida da gente, somos surpreendidos por tantas situações ruins que não sabemos como ver algo positivo ou a tal luz no fim do túnel.

 E Pollyana pode nos ensinar, sim, algumas coisas importantes sobre o jeito de levar a vida.



A menina Pollyana é uma criança órfã, mas que aprendeu com seu pai, um ex pastor,  a jogar o tal do Jogo do Contente. Ele consiste em encontrar situações positivas em todos os momentos da vida.

 Esse é um livro clássico da literatura juvenil, escrito por Eleanor. H. Porter em 1913, e sua continuação com Pollyana Moça, em 1915. No ano passado, a editora Autentica trouxe ao Brasil, edições com diagramações lindas das obras, e eu super recomendo essas edições. 

Para ver essas edições, clique aqui.

 É claro que esse, é um livro juvenil e, possui uma certa simplicidade na mensagem que passa.  A vida real, não é simples e não há nada de fácil jogar o tal jogo.

 Pelo contrário, isso é uma tarefa difícil e que parece até meio utópica, que parece plausível apenas à mente inocente de uma criança.

 Confesso que quando somos pequenos e lemos  Pollyana, é muito mais fácil de validar e de fazer o jogo do contente.   
  
 Quando ficamos adultos, a vida fica mais difícil e, geralmente,  nos tornamos seres humanos, mais desesperançados.

 A própria Pollyana reconhece a dificuldade de encontrar razões para ficar contente, quando a situação é muito ruim. No entanto, ela afirma que "quanto mais difícil a situação, mais interessante é conseguir jogar o jogo". 

 Contudo, a mensagem que deve prevalecer dessa literatura é que não há nada de conformismo em Pollyana, embora alguns insistam em dizer isso.

  Há sim algo contrário à lamentação e a vitimização, mesmo com dificuldade. A própria menina, no livro, acaba passando por situações terríveis, onde é praticamente impossível jogar. O que a aproxima do real e da dureza da vida, em alguns momentos.

 Apesar de ser uma historia que só existe na ficção, a mensagem é muito válida para tornar nossa vida melhor. É uma mensagem de gratidão e de mudança de foco. 

 Encontrar o lado bom ou algo bom, melhor dizendo, em cada situação; nos faz mudar o foco do ruim para o bom. E olhar o bom, torna nossos dias melhores, com certeza!


Se quiser assistir aos meus vídeos sobre Pollyana, clique na imagem abaixo. 
Se quiser comprar às edições de Pollyana com um preço ótimo, clique aqui:



0 comentários:

Postar um comentário

 
© Histórias de uma Coffebooklover - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thay Atallah.
Tecnologia do Blogger.