sexta-feira, 15 de abril de 2016

Como Ler S.: O Navio de Teseu De JJ Abrams e Doug Dorst - Post 2

 Olá Conectados!

 Ainda sobre "S". Sim, ainda sobre S.

 Não tenho culpa se já fiz 500 posts aqui no blog sobre S. Mas, esse livro tão incrível e fantástico que não me controlo, rss.

 Estou preparando o que deve ser o ultimo post de S, ou não!
Depende das perguntas que estou sempre recebendo, lá no instagram, no blog, no skoob, por mensagem privada e etc.

 Há pessoas me perguntando sobre pássaros em S., sobre a Roda de Eotvos, Sobre o Macaco em S e tantos outros temas. Então, vamos conversar sobre isso.

 Ontem subi para o meu canal do youtube um vídeo explicando como ler esse livro. Se você ainda não o leu, ode assistir, que não tem spoiler, mas tem dicas preciosas!  

 Buttt, porém, todavia, entretanto.... Elaborei um post (logo abaixo do vídeo) que é para quem já leu meus posts anteriores e quer conversar sobre S.

  Esse post é para você que está buscando Spoiler para apaziguar esse coração literário cheio de aflições e angustias sobre S. 
Enjoy!



 Se você está nesse post é porque já leu minhas postagens anteriores e já chegou à fase 04, né? Não?! Bom, de repente você quer spoiler para facilitar a leitura.... de repente desistiu porque achou muito complicado....? Ou, nenhuma das anteriores.

Enfim, se você está aqui, sugiro que leia as postagens anteriores, primeiro. Só uma sugestão! Mas, se estiver com preguiça bora lá discutir S.

 Eu havia indicado ler o livro em 4 fases. E na quarta fase a indicação era ler, novamente, o prefácio e  todas as anotações em preto. Há várias pistas que só somos capazes de perceber quando lemos novamente a introdução e essas anotações. 

Spoiler: Na página 3 do capítulo 01 Jen deixa uma importante pista sobre a Roda de ËotvösEu só percebi essa pista na fase 4 e você?

 Eu sugiro que, nessa fase,  você leia o que é escrito pelos dois com caneta preta. Esses diálogos escritos em preto sugerem que Eric e Jen estavam juntos quando escreviam, já que a caneta usada parece ser a mesma.

Estando juntos, já não haveria mais necessidade de escrever no livro, mas essa forma de comunicação, a escrita, parece ter se tornado algo super importante para ambos. E, obviamente, para o desfecho da obra. Nós, leitores, agradecemos!!  

 Considerações:

 O livro responde a todas as perguntas e a todos os enigmas? Não, não responde. Mas, talvez essa seja justamente a proposta. 
As perguntas vão muito além do livro, elas dependem de cada leitor, sempre dependem. 

 Mesmo que em S. sejamos conduzidos a observar leitores. A ler através dos olhos de outros leitores (Jen e Eric)... Algumas questões serão próprias de cada leitor e de seu contexto.

 Alguns leitores farão analogia de S. com a linguística e às diversas teorias sobre signos, significados e significantes. Outros levarão a Jung (assim como eu) ou a outras áreas da filosofia. E haverá aqueles que encontrarão a forte ligação com o Mito do Navio de Teseu.

 Eu, não encontrei  ligação com a mitologia grega de forma tão representativa, como eu esperava. Esse paradoxo não foi tão relevante para minha leitura, mas cada leitor é dono de sua leitura.

 Porém, muitas coisas em S podem significar muito e podem significar nada. O próprio livro cita o "Macguffin", o termo de Hitchcock, na pág. 69 do cap.03, que diz que o "objeto serve apenas de pretexto para avançar na história". Traduzindo: Serve para embromar! ;D

 Algumas questões do livro se misturarão com as nossas próprias questões: Quem foi ‪#‎Straka‬? Quem foi ‪#‎S‬? Quem foi ‪#‎FXCaldeira‬? Por que sempre 19? O que tem o macaco a ver com a historia? O livro realmente remete ao paradoxo filosófico do ‪#‎NaviodeTeseu‬? Todos os documentos são usados? Tudo que parece pista é? ELA sabia ou não? ELE sabia? É uma história de amor? Há realmente metáforas ou analogias filosóficas? A tal tinta o que representa?
.
 Se ele sabia muda tudo? Enfim... há muito mais perguntas que respostas. Há muito que se pesquisar fora da caixa. 

 Spoiler: Uma das coisas que me deixou intrigada foi que Filomena deixou pistas, no capítulo 10, para uma mensagem deixada na Roda de Ëotvös (anexo do cap. 10)

 Para encontrar essa frase, você precisa buscar na internet as coordenadas, localizações dos lugares citados nas notas de rodapé do cap. 10. Caso você não encontre essas coordenadas deixe um comentário aqui e eu te passo, ok? Deixar aqui de mão beijada, seria tirar toda a graça, não acham?

 Se você quer entender S, terá que recorrer à pesquisa. Tanto na internet como falando com quem já leu. Eu perdi noites sem dormir conversando com leitores de S., e valeu muito à pena!

 Algumas coisas não terão respostas e outras deixarão margem para respostas futuras. Quem sabe um próximo livro ou respostas soltas pelos autores do projeto nas redes sociais, quem sabe? Fiquem ligados no Twitter do Doug Dorst, que está sempre soltando algo.

 Contudo, logo de início já recebemos a orientação de que "manter o foco no escritor e não na obra, desonra ambos". 

 Talvez aqui, preocupar-se demais em encontrar todas as respostas seja desmerecer a grandiosidade da obra de Abrams e  Dorst.  É claro que o livro é sensacional, mas a experiência de ler algo assim é muito mais fantástica que a história em si. ‬ 

  Spoiler: Uma dúvida que ficou comigo foi que se a Roda é a chave para entender Coriolis, como Jen mencionou, significa que a roda já havia sido usada por Straka para o livro anterior. Será que a frase na roda não poderia ser uma resposta de Filomena a alguma mensagem que Straka enviou a ela através da roda? 

 Será que ela estava enviando uma mensagem ou respondendo a uma mensagem de Straka? Ela poderia estar mostrando a ele que encontrou a mensagem dele para ela? 
 Se ela sabia que ele a amava,tudo ganha outro sentido. Entendem? Não me recordo a página, mas Eric menciona sobre algo que Filomena não quis responder e disse que era um "segredinho nosso"(dela e de Straka). 

 Percebam que esse é um livro que não tem fim. Sobre "Siga o Macaco"? Eu o vi como um Arquétipo, mas Eric e Jen parecem saber algo que não nos revelaram. Já que ela diz, na pg. 434, "Imagine se você soubesse sobre o macaco na época"? 

 Sobre o Significado da tão falada tinta? A tinta e a Substancia me levaram a pensar profundamente no trabalho do escritor.

 São tantos pontos relevantes e que dariam varias discussões, e poderíamos cariar outros livros só para discutir S

   Para mim, o mais importante é que Sim, é absolutamente verdade, sobre S. ser uma "declaração intensa de amor à palavra escrita"💘📚

 E, ao final do livro, como ‪#‎leitores‬ apaixonados que somos, podemos entender perfeitamente o quão grande é esse amor. O quão importante é a palavra escrita.

. Se posso resumir a experiencia que vivi ao ler a obra S.?
.
 Foi incrível, intrigante, inovador e o livro ainda está em mim!


Você poderá gostar também de: Guia Para Ler S., O Navio de Teseu.  Clique Aqui.



7 comentários:

  1. Oi eu sou a irmã do Paulo que falou com você. Eu adorei o video, ele tá muito bem explicado. Eu tava lendo 3 capitulos tudo de uma vez e tava muito confuso, vou fazer do jeito que você falou. Obrigado por compartilhar isso. Muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Que legal que te ajudou. Depois que terminar essa leitura fantástica venha me contar, por favor! beijos

      Excluir
  2. Eu tava pesquisando do S. e caí aqui kkkkkkkkkkk Já vi o vídeo e dei seu joia lá do amor e vim parar aqui no blog tb. Eu gostei dos posts e tô queimando a cuca ainda. Valeeeeeeeeuuuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, só? É o destino te trazendo às minhas dicas hahahaaha Um salva de palmas ao Google! =D Boa leitura!

      Excluir
  3. Oieeee!

    Menina, quanta mãe de obra, quanta cor pra ler! hahahaha
    Sempre achei esse livro muito interessante e sempre fiquei me perguntando como que lia, pois só via fotos dele e dos anexos. Achei o seu vídeo muito didático e bem explicadinho! *---*

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, que bom te ver aqui! Realmente dá um pouco mais de trabalho, mas ele é sensacional! Vale muito à pena. Estou pensando em fazer um sorteio lá no instagram de uma edição de S. =D Beijos e vamos nos falando!

      Excluir
  4. Oi Gui, eu terminei o livro ontem no feriado e demorei 3 meses lendo. Realmente é uma leitura demorada, mas única. Eu ainda não achei a frase da roda de eotvos, você poderia me dizer qual a frase. Procurei as coordenadas, mas acho que eu grifei as palavras erradas. Obrigado Antonio

    ResponderExcluir

 
© Histórias de uma Coffebooklover - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thay Atallah.
Tecnologia do Blogger.