segunda-feira, 14 de março de 2016

Livro S. - O Navio de Teseu de JJ Abrams E Doug Dorst - Livro Desafio - Como ler S. ?

Olá Conectados! (Post Revisado em 26/09/2016)

O jogo começou!!! 
 😊

      O Livro S. , de JJ Abrams e Doug Dorst, NÃO é apenas um #livro é um #quebracabeçaliterário . É um jogo!
Esse é o Primeiro post sobre essa obra fantástica. S., no Brasil, foi produzido pela editora Intrínseca. 

Se você está lendo esse livro ou pretende ler, sugiro que salve o blog nos favoritos (Há muitas postagens aqui sobre S.). 

À medida em que você avançar nessa leitura suas dúvidas aumentaram, e conversar com quem já leu o livro se fará extremamente necessário. =)
Quem me acompanha no Instagram soube que há alguns dias ganhei de presente esse livro da Lu, uma amiga linda. Inclusive eu o mostrei no book haul de fevereiro. 


 Então conectados,agora é oficial: O Jogo Começou!

 Eu quero dividir com vocês tudo sobre essa experiência , que estou vivendo, na esperança de ajudá-lo a entender o Livro-Desafio ou Livro-Jogo.


Então, vamos entendê-lo.
O livro S. é uma obra de J.J. Abrams em parceria com Doug Dorst. 

J.J. é aquele mesmo que você pensou, aquele de Hollywood. Em seu currículo estão diversas obras como: Lost,  Alias e Felicity — além da direção de dois filmes da franquia Missão Impossível e do sétimo episódio da saga Star WarsO Despertar da Força.

Você pode até já ter lido muitos livros com enigmas ou livros interativos, mas duvido que você não se surpreenda com S. Esse é um livro totalmente peculiar e diferente. 

Então, vamos explicá-lo, sem mais delongas.

Primeira Surpresa: Você compra o livro S, mas percebe que o que vem dentro da caixa é um livro com outro nome. 





A caixa S. é praticamente a embalagem do livro. Ela traz dentro: 

 * O livro "O Navio De Teseu"  e lá você não encontrará como autores a dupla, Abrams e Dorst; e sim, outro ator, chamado V.M.Straka.

 * Diversos Anexos (desde postais até bilhete em guardanapo
 de papel) Fantástico!!!

 * A Historia de Jen e Eric contada nas margens de todo livro (Anotações À Caneta).

 Mas, porque essas anotações? O que Eric e Jen tem a ver c o Navio de Teseu?
 O Navio de Teseu é um livro escrito pelo autor fictício V. M. Straka. O livro conta a historia de um homem desmemoriado que enfrenta uma grande jornada na busca por informações sobre quem ele é. 

Assim, conhecemos o primeiro enigma. Quem é S.??
 No entanto, esse é apenas o primeiro enigma, ou apenas mais um deles. O livro vem cheio de anotações  e rabiscos em suas margens. Essas anotações contam uma historia paralela entre dois jovens, Eric e Jen.
Foto - Arquivo Gui Margutti

 Eric é um estudioso da obra de #Straka e Jen é uma estudante de literatura que frequenta a mesma biblioteca. Eric teria "esquecido" esse livro lá, e o mesmo acabou caindo nas mãos de Jen. 

A moça, percebendo algumas anotações à lapis, resolveu respondê-las. Quando Eric vê que outra pessoa rabiscou o livro, ele inicia um diálogo com a pessoa que teve a audácia de rabiscar o "seu" livro.


 Eric já leu e releu diversas vezes o livro, no interesse de saber mais sobre o autor da obra. (Detalhe: O livro é todo produzido para parecer um livro bem velho e de biblioteca). A editora Intrínseca arrasou!
 Straka, esse autor fictício, foi um homem de identidade misteriosa e com um currículo de obras polêmicas. Seus #livros estiveram  ligados a boatos que envolveram conspirações, governos, grandes empresários, sabotagens e assassinatos. 

 Através de mensagens rabiscadas no livro, "pertencente à biblioteca", os dois jovens (Eric e Jen) desenvolvem um grande diálogo sobre o paradeiro de Straka e sobre a veracidade das notas de rodapé escritas por #FXCaldeira.


  FX seria um tradutor brasileiro que teria trabalhado anos com Straka, e é quem informa a morte do autor, logo no prefácio do livro. Teria sido também quem "concluiu" o #NaviodeTeseu. Já que o Straka teria morrido na noite em que os dois iriam se encontrar para discutir o #capitulofinal

  Totalmente estranho e suspeito. Não acham? 
😒
  Pois é! Eric e Jen também concordam que isso é totalmente estranho. 
 Dessa forma, eles investigam o livro e outras fontes, à exaustão, para tentar desvendar essa morte ou paradeiro misterioso, de um homem que pode ter sido silenciado por qualquer um. Já que sua obra sempre foi cercada de acontecimentos nebulosos. Ele também poderia ter fingido sua própria morte? Esse é outro enigma do livro.
A obra produzida por J.J.Abrams em parceria c DougDorst traz a proposta de que o #leitor brinque, leia, fique confuso, intrigado e excitado para desvendar essas 2 ou 3 historias. ( Depende do ponto de vista)
 Produzido nos EUA em 2013, precisou de 2 anos e uma equipe totalmente competente para adaptar e traduzi-lo, em razão da complexidade de detalhes.
 A ‪‎Editora Intriseca arrasou na edição e impressão. Precisarei de mais fotos só para falar da qualidade do material. Então, deixarei isso para as próximas postagens.
Quanto a nós leitores ... Seremos também os jogadores desse curioso, interessante e aparentemente divertido livro incrível
A forma correta de lê lo em meio a tantos rabiscos, anexos e pistas? 
Não existe uma única. Mas, nos próximos posts você encontrará a forma que eu utilizei para desvendar esses mistérios.
.😉 


Hoje, só posso dizer que me parece um desafio divertido. ;)

Se você gostou, se quer ler, se já leu ou se lerá S. me conte aqui nos comentários ou me envie um email! =)))



Após começar a sua leitura, sugiro essas outras postagens aqui do blog e videos. =D



Gui Para Ler S. Basta Clicar no link! Como Ler S.



*Vídeo Para Quem Quer Entender o Livro S. O Navio de Teseu. (Clique no Play ou Assista Pelo Youtube) 




Vídeo Para Quem Já Leu o Livro S. O Navio De Teseu e Não Compreendeu a Roda de Eötvös. (Clique no Play ou Assista Pelo Youtube) 





6 comentários:

  1. Eu to tentando terminar esse livro a 2 meses. Nao existe livro mais loco que esse. Eu to gostando muito e a forma que escolhi de ler foi lendo tudo de uma vez junto. Tem hora que dá bug no cerebro aí tem que parar e fazer uma pausa. Se voce terminar antes e voce de certo irá terminar antes, me avisa o que achou. Acho que o livro nao é tao legal e é até meio chata a historia . Mas a gente vê tanta coisa de lost ali que é muito legal. Não é um livro para qualquer um, precisar se muito inteligente e paciente para esse livro e como voce falou é uma experiencia. Ler esse livro é uma jornada louca. Parabéns garota power do youtube hehehehehe bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu to tentando terminar esse livro a 2 meses. Nao existe livro mais loco que esse. Eu to gostando muito e a forma que escolhi de ler foi lendo tudo de uma vez junto. Tem hora que dá bug no cerebro aí tem que parar e fazer uma pausa. Se voce terminar antes e voce de certo irá terminar antes, me avisa o que achou. Acho que o livro nao é tao legal e é até meio chata a historia . Mas a gente vê tanta coisa de lost ali que é muito legal. Não é um livro para qualquer um, precisar se muito inteligente e paciente para esse livro e como voce falou é uma experiencia. Ler esse livro é uma jornada louca. Parabéns garota power do youtube hehehehehe bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu tava na internet buscando respostas sobre esse livro e cheguei aqui no seu blog. Você deu dicas legais, gostei muito e quero ver se consigo saber o que tem naquele circulo. Eu to doido já com esse livro hehe, vou ler e voltar aqui. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Pra quem acha que a aventura e o mistério sobre Eric, Jen, VMS, FXC e afins acaba no final do livro, está enganado! A história canônica é muito maior e envolve também sites que teriam sido escritos pela Jen e Eric (oficiais segundo o Doug Dorst autor do livro), vídeos estranhos no youtube, uma rádio que transitiu programas especiais sobre VMS e até mesmo o próprio twitter do Doug, que posta umas coisas relacionadas vez ou outra.

    Estou com um blog (ilhadeobsidiana.wordpress.com) dedicado a postar material relacionado a estes sites, inclusive traduções do que seria o site editado por J+E: eotvoswheel.com.

    Acompanhem e se deslumbrem ainda mais nessa história fantástica.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, você contou o livro todo.

    ResponderExcluir
  6. Eu quase que desisti desse livro porque ele é dificil demais. Mas, seu video me ajudou muito, mas ainda nao desvendei a frase. Vou assistir ao video da frase, hehehe. Obrigado por compartilhar essa ajuda. bjs

    ResponderExcluir

 
© Café da Alice - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thay Atallah.
Tecnologia do Blogger.