segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Viagem a Santiago! Vlog 02. Mais Dicas: Tudo sobre o Metrô de Santiago no Chile. Como Usar o Metrô em Santiago?

 Olá Conectados!

 Hoje, postei o segundo vídeo da viagem a Santiago, no Chile. Além de trazer o link do vídeo para que vocês possam assisti-lo, vim trazer mais algumas dicas sobre Santiago. 

 Os assuntos não deverão se esgotar tão cedo. São muitas dúvidas e coisas para contar e eu sei que tudo ajuda ao viajante que procura blogs e dicas. Se for a sua primeira vez no blog (Seja Bem Vindo) e se você chegou aqui procurando dicas para Santiago ou Lugares com neve, recomendo que também leia aos 3 últimos posts, assim saberá a historia desde o começo. Espero que esses relatos possam te ajudar a aproveitar da melhor maneira sua viagem.

 Obviamente, te convido a voltar em breve, para os futuros posts, ainda tenho muitas coisas a te contar e espero que você me conte também se essas dicas estão sendo úteis, ok?!

 Sobre o segundo vídeo da viagem... Espero que consigam ver o quanto Santiago é um #lugarencantador. 




Postagens Relacionadas:

Santiago no Chile - Cidade Baita Animada - Parte 01

Como Preparar Uma Mala de Inverno e Neve?

Galeria De Fotos de Roupas Usadas em Santiago e Bariloche


    Então, vamos lá. Quero falar várias coisas sobre Santiago e que estão relacionadas aos vídeos, mas hoje comecemos pelo metrô. 
  
  Muitas pessoas tem vindo falar comigo e me perguntar sobre: táxi, locação de carro ou metrô para circular dentro de Santiago? Gente, a resposta é absoluta: Metrô! "Mas, eu nunca andei de metrô e na minha cidade não tem, vou me perder?" 

  Não, querido leitor! Você não terá dificuldades. Eu também moro numa cidade onde não há metrô. Usar o metrô para os chilenos é como comer arroz para nós. É algo simples, prático e comum. Comecemos pelo seguinte: é muito mais barato, mais rápido e seguro! Por que seguro? 


  Porque infelizmente existem taxistas não confiáveis em todo lugar do mundo e você pode ser enganado facilmente por não compreender a língua e não conhecer as distancias. Não estou dizendo para não andar de táxi. Tanto que recomendei o Esteban (super recomendo seus serviços) no post anterior e no vídeo. 


  Mas, estou dizendo que dentro da cidade será muito mais fácil andar de metrô que andar de qualquer outra coisa. E, a chance de você ser enganado no metrô é praticamente nula. Não há porquê alguém te dar uma informação errada. A atenção deve ser com a estação que você pretende descer.




 Vamos partir do ponto que você estará em algum lugar querendo ir para outro lugar que já sabe qual é, ok?! Se você já sabe qual o lugar que quer visitar é porque já pesquisou sobre esse lugar. Se não pesquisou fará isso, até para organizar seu cronograma de viagem. 





  Provavelmente você queira visitar lugares próximos no mesmo dia. Então, voltamos ao ponto que você sabe onde vai. Você quer ir ao Costanera Center ver o maior prédio da América Latina e ao pesquisar, sobre ele, descobre que o nome da estação próxima ao Costanera é Tobalaba

 Você se dirigirá à estação de metrô mais próxima que estiver. Lá você irá comprar e carregar seu cartão de metrô, no guichê da própria estação. Com o cartãozinho na mão se dirigirá aos painéis ao lado das catracas. Esses painéis bem grandes nas paredes mostram os nomes das estações. Assim que avistar a sua, passará na catraca (lado direito ou esquerdo) de acordo com o sentido que seu trem vai.  

 Se você está numa estação x e vai até a y (já sabendo o nome da estação que vai), simplesmente precisará ver quantos pontos necessita esperar dentro do metrô até descer. "Ah, mas e se eu me distrair e não contar quantas paradas passei?" Não se preocupe, há uma gravação dizendo o nome de todas as estações a cada parada.

 Agora, se você se arriscar no Espanhol também pode pedir informação. Não é um bicho de 7 cabeças mostrar o mapinha, um folder do ponto turístico ou nome da estação escrita e dizer...Como llego? Chilenos são super simpáticos e super gentis com os Brasileiros.

  Contudo, apesar de muito simples mesmo. Existem pontos em que o metrô faz conexão. Significa que às vezes você quer ir num local, mas do ponto em que está não é possível ir com um único metrô. Veja a figura acima. Então precisará pegar 2 trens.  Como é isso? Você vai olhar naquele mega quadro na parede, que eu mencionei há pouco, verá qual a estação que quer ir e o desenho te indicará que será necessário trocar de metrô em certa altura. Você anota o nome da estação e quando chegar nela desce. E aí se dirige até o embarque do próximo metrô. Basta seguir o desenho ou levar o nome escrito num papel para pedir informação. Não tem erro. Fique tranquilo.


 Como todo lugar com aglomerações o metrô pode ser um prato cheio para espertinhos e batedores de carteiras, dessa forma: Bolsa no lado da frente. Se você já viaja faz tempo provavelmente usa doleira por baixo da blusa, mas se não tem o hábito de carregar uma doleira, carregue a bolsa sempre na frente. Mas, não é nada pra se assustar. Santiago é uma das capitais mais seguras da América Latina. O Metrô é sempre movimentado, mesmo nos finais de semana e à noite. É comum vermos os carabineiros (policiais) circulando pelas estações e por toda cidade.


 O preço da passagem agora em julho era em torno de 660 pesos. Não se assuste com centena, lá é tudo com milhar. Depois farei um post explicando qual a melhor forma de levar dinheiro pra Santiago. Eu disse em torno desse valor, porque há horários mais baratos que outros. Mas, 660 pesos deve dar em torno de R$ 3,50. O metrô funciona das 06:00 h da manhã até as 23:00h. Porém, nesse horário, ele vem fechando por estação, pelo menos no sábado. Então, atenção para ir não ir muito em cima da hora para estação e correr o risco de encontrá-la fechada. Como aconteceu comigo num sábado à noite saindo do Bella Vista. 

  Bom, pessoal, por hoje é isso! No próximo post virei falar sobre $dinheiro$ e sei que esse assunto é uma grande preocupação em viagens. Não deixe de se inscrever aqui no blog e no canal do youtube para me contar se as dicas estão te ajudando. Ah, me siga também nas outras redes sociais: @gui_ da1up 
   
Te desejo uma otima viagem e até logo!

Besos!

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Histórias de uma Coffebooklover - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thay Atallah.
Tecnologia do Blogger.