sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Condicionador de Ar (Ar Condicionado) ou Climatizador de Ambiente? Qual escolher?


Oiii gente encalourada!!! =D
  Estava eu aqui há alguns dias refletindo sobre: Comprar um Ar Condicionado ou Viajar ?? Comprar um Climatizado de Ambiente ou Uma poltrona?   OÔÔÔ Dúvida Ingrata e Cruel... Isso porque, Ar Condicionado e Climatizadores, são caros!




No entanto, em meio a tantas opções, marcas e preços, percebi que eu não sabia a diferença entre condicionador de ar e climatizador de ambiente. Ah, antes deixa eu fazer um parenteses aqui (falamos ar condicionado para o aparelho, mas o nome do aparelho não seria condicionador de ar? Já que ar condicionado é o ar que é modificado pelo aparelho? )??? I Don´t Know! Só acho!

Enfim, estava eu pesquisando milhares de sites de compras e visitando lojas para saber qual a melhor aquisição para espantar essa quentura toda.  Qual o melhor? Condicionador de Ar ou Climatizador de Ar? Se você respondeu: "ar condicionado, com certeza!" Você se enganou! A resposta correta é: Depende!
 Vamos lá, que a tia Gui te explica. 
  O condicionador de ar, ar condicionado, whatever, trabalha trocando o ar quente que está dentro do ambiente pelo ar de fora, e o solta dentro "lindo e refrigerado". Por isso, em sua maioria,  o compressor do aparelho fica fora de casa. Mas, o ar condicionado acaba secando o ambiente. Quantas vezes já ouvimos gente dizendo: - O ar condicionado resseca meu nariz e minha garganta!  Dessa forma, ele é mais indicado para o ambiente quente e úmido
  


Já climatizador trabalha com evaporação.  Ele refrigera o ambiente, regulando a umidade do ar.  Funciona assim: a água evapora e retira o calor do ar daquele ambiente. Porém, se o ambiente estiver cheio de água, ela não evapora, não sendo possível completar o processo para baixar a temperatura.
Percebeu que ele será mais indicado para lugares secos? Cada ambiente tem um tipo de necessidade. 
 Explicando, mais:   Uma grande vantagem do ar condicionado é o termostato. Ferramentinha capaz de desligar o compressor quando o aparelho atingiu a temperatura desejada . Outra de suas vantagens é e a capacidade de refrigerar ambientes grandes. Já o climatizador funciona bem para ambientes pequenos e permite a renovação do ar.
 Mais informação, please!
  Condicionadores de Ar  exigem ambientes fechados, para aumentar o desempenho e reduzir o consumo, e tem como vantagem diminuir a temperatura. Em contrapartida, secam o ar, então pode ser uma boa opção (e mais cara)  adquirir um que venha com umidificador.. =$ Quem sofre de problemas respiratórios, talvez prefira comprar um climatizador de ar.  Mas, explicarei  adiante.

 Existem várias marcas e modelos de condicionadores de ar. A capacidade de refrigeração é medida em BTU/h, ou seja, a quantidade de troca de calor por hora. Quanto maior o número de BTU/h, mais ele resfria. Eles podem ser Split, como o modelo da foto abaixo. Nesse caso, o compressor pode ficar bem longe do aparelho, o que garantirá menos barulho possível.

  De janela... a grande dúvida é: o Split é melhor que o de Janela? Não necessariamente. Os modelos novos, de janela, já vem com consumo menor de energia e com menos ruído possível. Mas, é claro que o “motor” estará grudado à saída de ar. Por isso, haverá algum barulho. Basicamente a diferença entre Split e Janela (no caso dos novos) está ligada à distância do compressor, o que influenciará se haverá barulho ou não.Em relação à potência e consumo de energia, dá para encontrar modelos com o mesmo padrão e mesma quantidades de Btu/h.
 As Vantagens do “janela” são: Custo e Instalação. Não precisa de um técnico para instalação. Basta um nicho para encaixá-lo e uma tomada adequada no local. Além disso, o custo é relativamente menor.
 A Vantagem do “Split” é que o compressor estará mais longe, o que garantirá menos barulho e não será preciso fazer aquele nicho enorme na parede, apenas um furo para a tubulação.

Sobre o Condicionador de Ar Portátil...
  Poderá ser uma boa solução para quem não quer  furar paredes e se preocupar com instalação. Ideal para pessoas que vivem em casas ou apartamentos alugados.

Porém, vamos lembrar que para criar ar gelado, (refrigerar o ar quente) todo ar condicionado, mesmo o portátil, tem que mandar o ar quente embora. E, nessa versão, o ar quente é eliminado através de um tubo. A saída  precisará ser direcionada na janela mais próxima. Aí  que, para alguns, (não para mim) surgem alguns dilemas.
  Não é tão bonito em razão daquele “tubão”, o tubo é relativamente curto; e as opções para fechar a janela e deixar só o espaço do cano são bem limitadas. Dessa forma, se você não conseguir isolar corretamente o ambiente, o rendimento será menor e o consumo de energia maior. E ele tem que eliminar a água que retira do ambiente. Alguns vem com uma mangueirinha e outros com uma caixinha para armazená-la.

  Porém, acho justo dizer que utilizei esse aparelho no verão passado e consegui isolar o tubo certinho, com uma placa vertical que cortei de mdf para isolar o restante da janela. Aquela conhecida: gambiarra. Algumas marcas já trazem essa plaquinha em plastico, mas depende de servir na da medida da sua janela ou porta. Eu tive nenhum problema e gostei do portátil. Você também pode adquirir uma lâmina bem fininha dessas que isolam a saída e entrada do ar com marcineiros.

Enfim, chegou a hora dos Climatizadores de Ar


 Como eu já disse, os climatizadores diminuem a temperatura do ambiente através da evaporação da água: um ventilador interno suga o ar para dentro do aparelho e a água do reservatorio evapora. Além de amenizar a temperatura, o climatizador umidifica o ar, sendo ideal para períodos ou regiões mais secas. E, também, é o mais recomendado para pessoas que possuem problemas respiratórios. 
 Segundo pesquisas realizadas por mim, no doutor Google, esses aparelhos podem diminuir a temperatura em até 8°C. Inclusive eu já vi bares e baladas utilizando vários desses aparelhos. Você também já viu?
  
Quanto mais seco o ar, mais facilmente a água se evapora, aumentando sua eficiência. Eles dependem de fatores externos como a temperatura e a umidade do ar. Não necessitam estar em locais fechados (por isso há renovação do ar). Ah, ponto importante: consomem bem menos energia que os condicionadores de ar.  E não são contra indicados as pessoas com problemas respiratórios, desde que se lave o filtro corretamente.

Então, caro encalourado... se você quer comprar algo para diminuir o calor, lembre se de que tudo na vida possui vantagens e desvantagens. Analise, custo, consumo de energia, saúde, o tamnho do espaço, a temperatura média do local, a quantidade de pessoas, ventilação, entre outros fatores.

Espero tê-lo ajudado. Beijos fresquinhos!

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Histórias de uma Coffebooklover - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thay Atallah.
Tecnologia do Blogger.