terça-feira, 25 de novembro de 2014

São Francisco do Sul - Litoral Norte de Santa Catarina! Bora?

 São Francisco do Sul

"São Chico" é uma cidade muito antiga,  com mais de 500 anos e de população pequena. Aproximadamente 40 mil habitantes.  É incrivelmente  charmosa, bela e agitada. Em minha opinião o melhor de São Francisco é percorrer as ruelas de havainas, com aquele mix de história e praia. 

Foto: Mauricio Werner (Reprodução)

Não há como não se encantar com suas lindas praias, ruelas e casarões coloridos. São Chico me lembra Morretes, no Paraná... No entanto, também me lembra o nordeste, com a alegria e animação de lá! Não dá para explicar, é preciso passar alguns dias nessa peculiar cidade. 

Chegando de carro: O acesso é pela BR-101. A cidade está localizada a 45 km de Joinville, 180 km de Curitiba e 190 km de Florianópolis. Chegando de avião, a Azul, Gol e a Tam operam voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro, tanto para Navegantes, como para Joinville e Florianópolis. 
 
Ao fundo, Igreja Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul (SC) Foto: Viagem Uol


Esse município, fundado em 1504, é o mais antigo de Santa Catarina. Seus Casarões Grandes e Coloridos, juntamente com os píers rodeados por barcos de pescadores, emanam encanto.
 São Chico recebeu colonização açoriana, mas destacam-se ainda influências espanhola, africana e francesa. A sua arquitetura original, preservada em cerca de 400 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Onde se hospedar?
Se for sua primeira vez,  escolha um hotel no centro histórico, sua viagem será um mix entre praia e passeio cultural. Será possível conhecer todo o centro a pé. As praias estão distantes do centro, será preciso carro ou taxi.

Foto: Norma Figueredo


Dicas que dão Up nessa Viagem:

Não deixe de conhecer o Museu Nacional do Mar. É muitooo legal! 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Diversas esculturas, em miniaturas e em tamanho real, sobre história do homem em relação ao mar. Um acervo com mais de 80 embarcações. Fora as obras "escritas" guardadas ali. Conta ainda com uma ala dedicada a Amyr Klink. E vocês já sabem que eu sou fã do Amyr. (Adoroooo) Lá, está está exposto o barco a remo Paraty. Foi nele que, em 1984, o navegador atravessou solitariamente o Atlântico Sul, durante 101 dias. O museu é tão legal, que daria um post só para ele.

Um lugar legal para comer?

Vocês que acompanham o blog sabem que a pessoa aqui é absolutamente maluca por cafés e confeitarias. E saindo do Museu, ou melhor, anexo ao museu existe o "Café do Museu". Se não me engano ele era o mesmo Café que havia em frente ao Mercado Municipal e se chamava Café Babitonga. (Não estou certa disso



Mas, o fato é que essa cafeteria anexa ao Museu (Café do Museu) é um presente para quem está fazendo uma visita ali. Você sai e logo é surpreendido pelo cheirinho de café. Como se já não fosse bom, o local é também uma especie de Livraria. =D
  
Outra dica legal é  o passeio de escuna pela baía de Babitonga. O tour passa por 14 ilhas, e faz uma parada para cair na água, bem na ilha das Flores

Claro que São Chico é uma cidade litorânea, ou praieira. E muitos turistas estão lá em busca do sol e do mar.  A melhor época para visitar essa cidade é no verão. No feriado de Carnaval fica especialmente agitada.



As praias estão afastadas do Centro, porém atendem diferentes e exigentes públicos. 

A Enseada é onde estão os bares e restaurantes. 



A praia Grande tem menos gente e é mais roots. É também a maior praia, tem 25 quilômetros de extensão de orla e possui águas agitadas. Frequentada por surfistas e pescadores. 


Falando em surfistas, a Prainha é cercada por costões, e é onde ocorrem diversos campeonatos desse esporte. Considerada uma das mais bonitas da região.  
Na praia do Forte, oferece uma bela vista panorâmica da fortaleza Marechal Luz, erguida em 1915.


Beijos Praianos!

Se quiser ver mais cidades do Litoral Norte de Santa Catarina, clique aqui!



Gui Margutti

Mãe, Blogueira, Praieira,Adora Violão, Viajar, Esmaltes,Maquiagem, Surfe, Livros, Comida, 

Santa Catarina, Youtube, Cosméticos

E Posar de Especialista em Cafeterias,

Confeitarias e Delicatesses.  

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Histórias de uma Coffebooklover - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thay Atallah.
Tecnologia do Blogger.